Visita ao Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas

No dia 30 de Março de 2010, os formandos do curso de Operadores de Maquinas Agrícolas participaram numa visita de estudo a Vilarinho das Furnas.
Os formandos foram acompanhados pelo mediador do curso, Vítor Tinoco, pelo técnico administrativo, Rui Domingues e pelos formadores de linguagem e comunicação, matemática para a vida e cidadania empregabilidade, respectivamente Hélder Vilaça, Cláudia Barreto e José leitão.
O grupo saiu da sede da Amiba em Lanhas por volta das 9.30 horas.
A chegada a Vilarinho das Furnas deu-se por volta das 10.15 horas. A visita guiada ao museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas começou as 10.30 horas. Nesta visita foi possível conhecer o processo geológico de formação da serra do Gerês. Observaram-se também vários espécimes da fauna e da flora existentes no parque Nacional da Peneda do Gerês nomeadamente espécies extintas e em vias de extinção.
De seguida o grupo de formandos, dirigiram-se para uma onde aborda a etnografia da localidade de Vilarinho das Furnas.
Nesta sala pudemos observar algumas ferramentas utilizadas, fotografias da localidade, uma cozinha tradicional, um quarto totalmente mobilado, equipamentos agrícolas, peças de vestuário em linho. Uma das peças que chamou a atenção do grupo de formandos, foi o equipamento de comunicação “Berrante”.
Após a visita a este museu o grupo de formandos deslocou-se para a barragem para se puder realizar uma caminhada, que não se concretizou derivado as alterações climatéricas. Posteriormente o grupo deslocou-se para o restaurante”Cantinho do Antigamente”, onde puderam provar certos pratos feitos em cozinha tradicional.
No final do almoço, o grupo deslocou-se à localidade de Brufe onde se encontra a decorrer o curso EFA relacionado com a actividade Agrícola. Este foi um momento de convívio onde nos deparamos com as mas condições com os níveis da sala de formação, na qual se notou alguns aspectos a melhorar na sala de formação.
Por fim, por volta das 15.30 horas o grupo regressou a sala de formação em Lanhas na sede da Amiba.
Esta visita permitiu que o grupo de formandos enriquece-se o conhecimento da história da nossa região.





Sem comentários:

Enviar um comentário