Actividade "Água Como Recurso"

Os formandos do curso de Operadores de Máquinas Agrícolas, no dia 25 de Março de 2010realizaram a actividade integradora do 3º tema de vida “Água Como Recurso”. Esta actividade realizou-se na sede da ATHACA. Escolhemos o tema “Água Como Recurso”, pois consideramos ser um assunto de interesse global. O recurso natural da água é cada vez mais escasso e esta situação afecta-nos a todos.
Ao realizarmos esta actividade tivemos como objectivo sensibilizar as pessoas para a poupança de água fornecendo informações sobre formas como economizar o consumo de água.
O grupo elaborou um inquérito sobre os hábitos de consumo de Água, o qual foi aplicado a uma amostra da população de Vila Verde. Este inquérito tinha o objectivo de recolher informações sobre os princípios básicos de utilização e poupança de água dessa população. Posteriormente, após o levantamento dos dados do inquérito, foram construídos gráficos, nos quais foram apresentados os resultados desta pesquisa.
Foram concebidos cartazes com várias maneiras de poupar água potável, nos quais também podíamos ver os grandes desperdícios de água. Durante algumas sessões de formação, seleccionamos uma mascote alusiva ao tema de vida, e materializámo-la em esferovite. Por último, fizemos lembranças, uns porta-chaves em forma de gota de água, utilizando FIMO.
Todos estes trabalhos foram levados para a ATAHCA, onde foi feita a nossa exposição e se realizou a palestra sobre a água. À palestra, para além do nosso grupo, assistiram também os grupos EFA de Fruticultura e Viticultura e Arte Floral. Na mesa estiveram presentes o Eng.º Vítor Tinoco, mediador do curso de Operadores de Máquinas Agrícolas, o Professor Mota Alves, Director da ATAHCA, a Eng.ª Melisa Costa, responsável pelo Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos de Póvoa de Lanhoso, e dois elementos do nosso grupo, Edite Pereira e Leandro Soares, que prepararam uma apresentação dos trabalhos que tinham sido elaborados.
Por volta das 11.00 horas da manhã o grupo preparou um “Coffee-Break” para todos os convidados, que se encontravam na actividade.
Depois de terminado o Coffee-Break, o grupo e os convidados voltaram para a sala onde se encontravam previamente, para dar continuação à actividade, com uma amostra dos dados obtidos com a realização dos trabalhos. Esta apresentação foi feita pelos formandos Edite Pereira e Leandro Soares.
A palestra terminou por volta das 12.30horas, e para a parte da tarde estava programado realizar uma campanha de sensibilização junto da população de Vila Verde, através de uma entrega de panfletos com dicas sobre “Como Poupar Água”. Infelizmente, esta actividade não se realizou, pois as condições climatéricas não o permitiram. Devido a esta situação, todo o grupo voltou para a sala de formação.
Com a realização desta actividade, podemos dizer que, de uma forma geral, verificamos que a água potável é um elemento fundamental para a vida. Visto isso, podemos dizer que não poderia ter sido um tema mais útil para a consciencialização do seu uso diário.
De uma certa forma, ao longo de toda esta actividade o grupo demonstrou progresso em termos colectivos, isto é, denotou-se um aperfeiçoamento do entendimento do grupo em geral, sem esquecer que foi uma experiência bastante produtiva e proveitosa, quer a nível pessoal, quer a nível formativo. O único senão foi o mau tempo, pois não permitiu que o grupo conseguisse encerrar a actividade da forma que tinha planeado, ou seja, fazer passar a mensagem do quanto a água é importante, através de uma campanha de sensibilização.



Sem comentários:

Enviar um comentário